voltar
DESCIDA DE RIO DE MOINHOS A CONSTÂNCIA
Este é o primeiro percurso no Tejo de lezírias. Só após Abrantes é que o leito de cheia deste rio se expande por vastas áreas que o ladeiam.
Nós começamos a nossa actividade em Rio de Moinhos. Esta é uma aldeia a poucos quilómetros de Abrantes, e iniciando aqui, evitamos o açude que está a ser construído a montante.
O nosso dia inicia-se com a chegada e concentração em Constância. Daqui, a AVENTUR transporta os participantes até ao local de partida, na margem direita do rio. O embarque é fácil e acontece num areal onde a vista se perde na imensidão do cenário grandioso do rio. Na outra margem e ao longe podemos ver a vila de Tramagal.
Damos as primeiras remadas num rio de grande caudal, calmo, largo, e muito fácil. Mais à frente, e numa curva à esquerda do rio, encontramos um pequeno rápido. Nada que assuste. Todos passamos com muita facilidade, este, e os seguintes.
Durante todo o caminho podemos ver as fataças a fugir e a saltar. Aqui e ali as garças azuis e as cegonhas também levantam voo à nossa passagem. Em algumas alturas do ano, vemos também corvos marinhos e patos bravos.
Os momentos de paragem para descanso e contemplação acontecem sempre que os participantes o desejem. Numa destas paragens aproveitamos para a ingestão de uma peça de fruta que é sempre deliciosa.
Ao fim de cerca de duas horas avistamos ao longe a vila de Constância. Parece tão próxima a altaneira Igreja matriz. Quase lhe podemos tocar. Na verdade, ainda estamos a uns bons 30 minutos de canoagem.
A chegada a esta vila é brindada com uma vista deslumbrante do casario em cascata. Após a passagem em frente à casa de Camões, viramos à direita para o Rio Zêzere, que subimos cerca de 200 metros.
Aqui, encontramos os nossos veículos. Após a troca de roupa, poderemos restabelecermo-nos num qualquer restaurante da região, ou mesmo com um agradável churrasco à beira Rio.

CURIOSIDADES:,
- O Rio Tejo tem 1001 km;
- Rio de Moinhos fica a cerca de 30 metros acima do nível do mar.
- Constância teve como primeiro nome Punhete, que se pensa ter tido origem em Pugna Tage que significa combate no Tejo, alusivo ao violento encontro das águas do Zêzere e do Tejo.
- A Fataça é um peixe que pode viver tanto em água doce como salgada.
- Nesta zona a cheia chega a ter mais 6 metros que o caudal normal do rio.
|